segunda-feira, 11 de maio de 2009

Queima das Fitas ( um pouco de historia) part II

Com repercussão enorme a nível nacional, a Queima das Fitas rapidamente ultrapassa fronteiras, atingido níveis nunca antes alcançados por qualquer outra organização do género.
Entretanto, das crises estudantis de 1969, resultou o decreto de luto académico que culminou com a não realização da Queima das Fitas desse ano.
Em 1972 alguns quartanistas, em plena rebeldia ao luto académico, tentaram e realizaram alguns actos comemorativos mas todos debaixo de telha. Houve cartaz e selo, mas não houve cortejo.
Com a revolução de Abril de 74, os conflitos pareciam ter perdido razão de existir com o termino do regime vigente desde Maio de 1926. No entanto, posições radicais deram origem a confusões, ficando gerações sucessivas de estudantes privados de expandirem os seus anseios, especialmente consubstanciados na sua festa académica que tudo parecia indicar que não se voltaria a realizar.
Mas tal não se verificou e após um interregno de onze anos, a Queima das Fitas voltou a realizar-se em 1980, um ano depois da realização da Semana Académica, iniciativa de Direcção Geral da A.A.C., que funcionou como urna sondagem à academia e à população da cidade. A franca adesão e o entusiasmo verificados vieram a comprovar que todos ansiavam pelo retomo das Queima das Fitas, pois esta manifestação de alegria estudantil faz parte integrante das tradições de uma academia que foi ímpar e tenciona continuar a sê-lo. E, fazendo as tradições parte do património cultural das regiões onde se realizam, torna-se prioritário fazê-las reviver em cada ano e proporcionar aos estudantes e população de confraternizarem salutarmente.
A Queima da Fitas é a explosão delirante da Academia, consistindo para os Quartanistas Fitados e Veteranos, na solenização da ultima jornada universitária ou seja, o derradeiro trajecto da vivencia Coimbrã.

Os festejos da Queima das Fitas consistem sobretudo no seu programa tradicional, composto por: Serenata Monumental, Sarau de Gala, Baile de Gala das Faculdades, Garraiada, Venda da Pasta, “Queima” do Grelo e Cortejo dos Quartanistas, Chá Dançante, Noites do Parque.
Este ano comemorou-se o 110º aniversário das Queima da Fitas.
A par da Queima das Fitas de Coimbra esta é uma altura que as Universidades e Institutos comemoram as suas Semanas Académicas.
Parabéns Finalistas…. ah e a mim, pois também sou finalista eheheh =)

Sem comentários:

Enviar um comentário